Conhecimentos Básicos


Cuidador de idosos – conhecimentos básicos necessários para o exercício da profissão

Saber cuidar de idosos não é inato. Esta atividade requer estudos, preparos e treinamentos. Se pensarmos no tamanho do nosso país, então, aí é que o treinamento deve ser reforçado.

Cuidador de idosos - conhecimentos básicos necessários para o exercício da profissão   CPT

Saber cuidar de idosos não é um conhecimento que se nasce com ele. Esta atividade requer estudos, preparos e treinamentos. Se pensarmos no tamanho do nosso país e as divergentes culturas regionais, então, aí é que o treinamento deve ser reforçado. Assim como os jovens, os idosos também possuem suas características individuais, opiniões, resistências, simpatias, gostos, sonhos e anseios.

“Ser um cuidador de idosos exige do profissional conhecimentos da área de gerontologia”, explica Renan Salazar, Professor do Curso CPT Capacitação de Cuidador de Idosos. Segundo a descrição da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) deverão ter os seguintes funções:

1. Cuidados para com o idoso


Tratar e manter a boa aparência e a higiene pessoal do idoso; respeitar e seguir os horários determinados às suas atividades diárias; auxiliá-lo durante a  alimentação, banho, caminhadas e necessidades fisiológicas; atentar-se às ações e informações dadas pelo idoso; ao retornar, após seu dia de folga, às suas atividades, o cuidador de idosos deverá procurar saber de como foi o dia a dia do seu cliente; passar aos familiares todas as informações sobre o dia a dia do idoso para que os mesmos estejam a par de toda a rotina do seu ente querido; manter o lazer e a recreação no dia a dia e, por fim, tratar de desestimular a agressividade da pessoa idosa, caso a possua.

2. Promoção do bem-estar


Os cuidadores de idosos deverão saber ouvir a pessoa idosa, com toda a calma, paciência e sem interrupções; deverá apoiar psicologicamente e emocionalmente o idoso, não discutindo ou indo contra suas ideologias; o cuidador de idosos deverá agir positivamente junto à recuperação da autoestima, dos valores e da afetividade do idoso; deverá saber promover e estimular momentos de afetividade; deverá estimular a independência do idoso em atividades que eles se sintam capazes de realizar, auxiliá-los na execução das mesmas (caso necessário) e, sobretudo, respeitar a pessoa idosa em sua necessidade espiritual e religiosa.

3. Quanto à alimentação da pessoa idosa


O cuidador de idosos deverá atentar-se e participar na elaboração do cardápio do seu cliente, assim como ter o cuidado permanente de verificar a despensa, observando a qualidade e a validade dos alimentos, promovendo a sua segurança. Se necessário, o cuidador de idosos deverá fazer as compras, conforme lista e cardápio, assim como preparar a alimentação dos seu cliente. No momento das alimentações, o cuidador de idosos deverá servir a refeição em ambientes e em porções adequadas, estimulando e controlando a ingestão de líquidos e de alimentos variados. Por fim, o cuidador de idosos deverá, na medida do possível, trabalhar na reeducação e nos hábitos alimentares dos seus clientes.

4. Quanto à manutenção da saúde


É função do cuidador observar a temperatura, cor e odor de urina e fezes, e a incidência de vômitos dos seus clientes. Deverá controlar e observar a qualidade do sono dos seus idosos, velando pelo seu descanso; deverá participar ativamente das terapias ocupacionais e físicas, acompanhando-os nessas atividades; deverá atentar-se sempre aos cuidados especiais já que seus idosos possuem deficiências e, ou dependências físicas; atentar-se à quaisquer alterações físicas dos idosos, assim como alterações comportamentais dos idosos. O cuidador de idosos deverá saber lidar pacificamente e sem estresses com comportamentos compulsivos dos seus clientes; deverá evitar situações que, por um descuido, possam causar ferimentos aos seus clientes; deverá controlar o armazenamento, o horário e a ingestão de medicamentos; deverá acompanhar seus clientes em consultas médicas, atentando-se a todos os detalhes passados pelo profissional de saúde para, posteriormente, passar as informações aos familiares dos seus clientes, assim como tê-las para si, auxiliando-o no desempenho de suas atividades e, por fim, seguir piamente as orientações médicas.

5. Quanto ao ambiente domiciliar e/ou institucional


O cuidador de idosos não poderá se ausentar de certas atividades domésticas durante o horário de trabalho, sendo assim, o cuidador deverá manter o ambiente sempre limpo e organizado, evitando ao máximo, quaisquer danos à saúde do idoso, seus familiares e a sua própria; O cuidador deverá adequar o ambiente de acordo com as necessidades de seus clientes, reordenando os móveis e outros objetos, a fim de evitar acidentes, como quedas e trombadas; deverá fazer a administração das finanças, assim como fazer as compras necessárias à casa e à pessoa idosa; o cuidador de idosos deverá cuidar das roupas e dos objetos pessoais dos seus clientes, mantendo-as sempre limpas e em locais de fácil acesso; por fim, o cuidador de idosos deverá preparar o leito de acordo com as necessidades da pessoa para quem trabalha.

6. Quanto à cultura e à educação


O cuidador de idosos deverá estimular em seus clientes o gosto pela música, dança e pelo esporte, mantendo, na medida do possível, seu físico em exercício; deverá selecionar jornais, livros e revistas que digam respeito aos assuntos preferidos dos seus clientes, assim como ler histórias, textos e jornais para a pessoa idosa e, posteriormente, organizar todo o material na biblioteca doméstica.

7. Com relação a passeios, viagens e férias


O cuidador de idosos, durante o exercício de sua profissão, deverá planejar e fazer passeios com os seus clientes; ele deverá listar objetos de viagem, para que nada falte durante o passeio; deverá arrumar a bagagem dos seus clientes lembrando-se sempre da mala de remédios; deverá preparar, com antecedência, todos os documentos pessoais de seus clientes, assim como preparar uma lista com os nomes e os telefones úteis aos mesmos. O cuidador de idosos deverá se precaver quanto a alimentação dos seus idosos durante a viagem com antecedência e, por fim, o cuidador de idosos deverá acompanhar seus clientes em todos os eventos e atrações sociais e culturais por eles solicitadas.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Saiba mais sobre o assunto, acessando os artigos abaixo:


O cuidador de idosos quando capacitado para o exercício da profissão tem emprego garantido
Cuidador de idosos – competências pessoais necessárias para o exercício da profissão
Cuidador de idosos – importância de se ter um ajudante na realização do trabalho
Cuidador de idosos – como dar o banho diário e cuidados especiais para o momento
Cuidador de idosos – dúvidas frequentes sobre o exercício da profissão
Cuidador de idosos – tipos de banho e sua importância para a hidratação da pele dos idosos

Fonte externa para a produção de conteúdo:
Manual dos Cuidadores de Pessoas Idosas do Governo do Estado de São Paulo.