Banho – Tipos


Cuidador de idosos – tipos de banho e sua importância para a hidratação da pele dos idosos

O cuidador de idosos, visando manter a hidratação da pele, poderá aplicar três formas de banho nos idosos, dependendo de sua condição. São eles: banho de chuveiro, banho de leito e banho parcial

Cuidador de idosos - tipos de banho e sua importância para a hidratação da pele dos idosos

pele é o revestimento externo do corpo, integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas). Nem todos sabem, mas a pele é o maior órgão de nosso corpo e o mais pesado, constituindo 15% do peso corporal. Sua função é nos proteger contra microrganismos e contra substâncias estranhas; atua na termorregulação do nosso organismo, protegendo-nos contra a desidratação; atua na reserva de nutrientes e, ainda, contém terminações nervosas sensitivas.

À medida que ficamos mais velhos, nossa pele fica mais  fina, menos elástica e mais ressecada. O banho, então, aumenta a resistência da pele fazendo com que a mesma consiga recuperar-se mais rápido em caso de lesões, por exemplo. Por essa razão, o primeiro objetivo ao cuidar da pele da pessoa idosa, afim de manter ao máximo suas propriedades, é mantê-la hidratada, o que explica a grande importância do banho para os idosos“, explica Renan Salazar, Professor do

Curso CPT Capacitação de Cuidador de Idosos.

Existem três maneiras de se dar o banho diário nos idosos. São eles:

banho de chuveiro,

banho de leito e

banho parcial.

Conheça abaixo um pouco sobre cada um deles:

I- Banho de chuveiro


Desde que tomadas todas as medidas de segurança necessárias à segurança do idoso, o banho de chuveiro poderá ser-lhe dado em pé ou sentado. Se um ou outro vai depender da sua condição física. As medidas de segurança, são:

1. Fazer uso de um tapete antiderrapante no interior do boxe, prevenindo contra quedas e escorregões;
2. Certificar-se de que piso do banheiro esteja absolutamente limpo, livre de cremes e óleos, também para evitar escorregões e quedas;
3. Certificar-se quanto a temperatura da água. Ela não pode estar fria ou quente demais. Tempere-a antes de iniciar o procedimento do banho;
4. Nunca sair de perto do idoso quando este for capaz de banhar-se sozinho. Fique sempre por perto para auxiliá-lo caso necessite de alguma ajuda;
5. Fechar portas e janelas. Isso evita choques térmicos;
6. Solicitar aos familiares da pessoa idosa a instalação de barras de apoio no interior do boxe, para dar-lhe maior segurança no momento da higiene;
7. Ensinar ao idoso o quão perigoso é apoiar-se em toalheiras e saboneteiras. Esses itens são frágeis e não foram projetados e nem instalados para suportar peso.

II- Banho de leito


Quando o idoso não consegue se levantar, por qualquer que seja o motivo, é este o tipo de banho que deverá ser-lhe dado. No entanto, para o idoso, o banho de leito pode ser muito constrangedor, já que aumenta seu sentimento de dependência, diminui sua autonomia e rompe com sua privacidade.  É fundamental, então, que o cuidador mantenha um diálogo com ele durante o banho.

O banho de leito deve ser dado no idoso de forma rápida, eficiente e com toda a privacidade que ele merece. Para o idoso, constrangido por sua condição, quanto antes acabar o banho melhor.

III- Banho parcial


O banho parcial pode ser dado na cama ou no banheiro, de acordo com as condições do idoso. Neste caso, as áreas higienizadas são a face, as mãos, as axilas, o pescoço, as nádegas e a genitália, além, é claro, da higiene oral.

Dicas importantes

1. Cuidados especiais na hora do banho

É exatamente na hora do banho que o cuidador deverá observar a pele do idoso, a fim de verificar a ocorrência de lesões, rachaduras descamação, mudanças na cor (descorada, avermelhada, azulada), presença de regiões quentes ao toque, edemas, hematomas e/ou tumorações.

Constatada qualquer anormalidade, o cuidador deverá comunicá-la à família do idoso para que os mesmos possam tomar as devidas providências, necessárias à manutenção da saúde e do bem estar do seu ente querido.

2. Hidratação extra da pele

Finalizado o banho, é hora de fazer a hidratação da pele idosa. A aplicação de cremes, emolientes e loções ajudam a reter a água na pele que, por sua vez, aumenta a umidade da camada mais superficial da pele e, consequentemente, aumenta a sua proteção.

É proibido:

Na pele idosa é proibido o uso de qualquer produto que contenha álcool. O álcool diminui a umidade da pele, propiciando rachaduras e outros problemas mais.

É proibido o uso de talco e maisena. O talco absorve a pouca oleosidade natural da pele idosa e a maisena, por sua vez, forma um “meio de cultura”, facilitando a ocorrência de infecções.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Saiba mais sobre o assunto, acessando os artigos abaixo:


O cuidador de idosos quando capacitado para o exercício da profissão tem emprego garantido
Cuidador de idosos – conhecimentos básicos necessários para o exercício da profissão